Atendimento Clínicos

O Projeto de estimulação precoce é um programa de natureza preventiva que busca evitar, atenuar ou compensar a deficiência de que a criança é portadora e suas conseqüências.
A APAE de Carapicuíba conta com uma equipe multidisciplinar formada por vários profissionais como fonoaudiólogas, fisioterapeutas, psicólogas, terapeutas ocupacionais e psicopedagogas.
Toda a equipe participa da triagem das crianças, analisando, interpretando e integrando dados coletados nas avaliações para inclusão das mesmas nos programas previamente estabelecidos. Os casos não elegíveis são encaminhados a outras instituições mais adequadas àquela criança.
A clínica é destinada às crianças de 0 a 50 anos portadoras de deficiências múltiplas, tendo como fator determinante à deficiência mental.
São desenvolvidas atividades terapêuticas e orientações terapêutico-educacionais voltadas para o desenvolvimento global, conjuntamente com a participação da família.
O seu desenvolvimento depende de vários fatores como, por exemplo, o ambiente em que vive, disponibilidade dos pais e profissionais no tratamento e o próprio potencial de cada criança.
A terapia é importante para que a criança atinja o máximo de suas potencialidades, levando-se em conta seu ritmo, possibilitando que ela vivencie situações novas que contribuam para seu desenvolvimento global.
Fonoaudióloga.
A comunicação é fundamental em todas as fases do desenvolvimento do ser humano, da vida intra-uterina até a velhice. Através dela estabelecemos vínculos afetivos e sociais, aprendemos, ensinamos e exercemos nossas aptidões. Para tanto, fazemos uso da linguagem, dos órgãos da fala, da escrita, da voz e da audição.
A Fonoaudiólogia vem para favorecer todos esses aspectos da comunicação. Previne, avalia e trata as dificuldades de expressão e de audição, assim como aperfeiçoa e adéqua a comunicação em função de necessidades pessoais ou profissionais.
Cuidar da comunicação é cuidar de si mesmo e da relação que temos com o outro.
O trabalho do fonoaudiólogo consiste na prevenção e intervenção relacionadas à aquisição e desenvolvimento da linguagem (oral e escrita), alterações e aperfeiçoamento da fala (articulação e fluência), voz, audição e aprendizagem, visando maximizar o potencial comunicativo dos indivíduos.
O bebê com síndrome de Down apresenta, muitas vezes, atraso na iniciação de habilidades motoras tais como chutar, sacudir-se e rolar. Estas atividades levam a uma exploração precoce efetiva do ambiente, por sua vez, à continuidade na aprendizagem.
Devido ao processamento mais lento de informações, pode demorar mais para se obter sinais de curiosidade e iniciativa na criança com síndrome de Down. Entretanto, com ajuda adequada, a aprendizagem ocorre, de fato, embora em ritmo mais lento. O que deve ser feito, na verdade, é iniciar a aprendizagem a partir do nascimento com a experiência do sugar, tocar, virar-se e erguer a cabeça, em conjunto com o olhar e o ouvir. Embora, estas atividades inicialmente ocorram de forma reflexa, são consideradas como resultantes de sensações prazerosas, que a criança repete com eficácia.
Os bebês com síndrome de Down podem apresentar, no início, dificuldades com a sucção e deglutição e mais tarde com a mordida e a mastigação. Estas crianças necessitarão de assistência de profissionais e seus pais precisarão de instruções especiais em técnicas de posicionamento e manejo durante a alimentação. Há diversas razões para as dificuldades encontradas por algumas crianças com síndrome de Down na alimentação durante os primeiros meses de vida como a hipotonia (redução do tônus muscular) dos músculos da região oral, podendo apresentar sucção pobre e mais tarde, quando o alimento sólido for introduzido haverá dificuldade em levar o alimento da parte anterior até a parte posterior da boca ou de um lado para o outro.
A maioria das crianças tende a manter a boca aberta, o que pode impedir ainda mais o transporte do alimento para a parte posterior da boca. O palato (céu da boca) geralmente é estreito e curto e, ainda, algumas crianças apresentam coordenação pobre dos músculos da língua e garganta.
Enfim, o atraso geral de desenvolvimento dos bebês com síndrome de Down pode levar à dificuldades de alimentação.

A Fonoaudiólogia pode atuar nas seguintes áreas:
 
  • Motricidade oral
    Nessa área, o fonoaudiólogo atua na prevenção e reabilitação das alterações do sistema estomatognático, o qual corresponde à respiração, deglutição, sucção, mastigação e fala. Trabalhando com a motricidade oral, o fonoaudiólogo pode atuar em clínicas especializadas, fazendo parte de equipes interdisciplinares, ambulatórios, hospitais e centros de estética facial.
    As alterações mais comuns são posição inadequada da língua empurrando os dentes durante a deglutição e fala, escape de saliva ao falar, respiração bucal, que causa olheiras, dificuldades de concentração e sonolência, falta de força e mobilidade dos músculos faciais, paralisia facial periférica, entre outros.
    Esse tipo de atuação está direcionado à pacientes alérgicos sob tratamento, aos respiradores bucais viciosos submetidos ou não à cirurgias orais, hipertrofia de adenóide / amígdalas, aos que estão sob tratamento ortodôntico, aos que apresentam alterações de fala, no pré e pós operatório de cirurgia ortognática.
 
  • Voz
    A função do fonoaudiólogo nessa área é prevenir e reabilitar os pacientes que apresentam distúrbios da voz, bem como no aperfeiçoamento da voz de profissionais que a utilizam como forma de trabalho. Trabalhando com a voz o fonoaudiólogo tem a oportunidade de atuar em clínicas especializadas, empresas de rádio, televisão e telemarketing, escolas de canto, teatro e ambulatórios.
    As alterações relacionadas à voz são rouquidão persistente, cansaço ao falar, dor na região do pescoço, pigarro, sensação de “bolo” na garganta, “ar na voz”, quebra de sonoridade, quebra durante o canto, voz muito fina ou muito grossa, voz nasalizada, voz “fanhosa”, entre outras.
    O tratamento está direcionado a quem apresenta um dos sintomas acima, aos que já tem diagnóstico de lesões nas pregas vocais, aos que tiveram a laringe retirada total ou parcialmente devido ao câncer, no pré e pós-operatório de cirurgia laringológica, aos profissionais da voz como os cantores, locutores, atores, professores, advogados, vendedores, operadores de telemarketing, pastores e aos que desejam melhorar a estética vocal.
 
  • Linguagem
    Na área da linguagem, o fonoaudiólogo irá atuar na reabilitação de distúrbios neurológicos que acarretaram problemas na fala e na linguagem, como nas afasias, disartrias, demências, entre outras. Também nessa área, o fonoaudiólogo pode atuar na reabilitação de crianças que apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem e dificuldades de aprendizagem. Trabalhando com a linguagem, o fonoaudiólogo pode atuar em clínicas especializadas, ambulatórios, hospitais e escolas.
    As alterações mais comuns são trocas de letras na escrita, alterações na fala, vocabulário restrito, dificuldade em contar estórias com começo, meio e fim e coerência, em interpretar e produzir textos, em aprendizagem de forma geral, em compreender sinônimos, antônimos, sentidos figurado, ironias, piadas, poesias e em compreender regras gramaticais, casos de bilingüismo, dificuldade em evocar as palavras, omitir ou distorcer sons, dificuldades de repetição, discurso com entonação adequada, mas, com palavras com baixo nível de significação no contexto, emitir a mesma palavra ou frase para qualquer tipo de tarefa.
    A terapia de linguagem está direcionada às crianças em processo de alfabetização, adolescentes com dificuldades de aprendizagem e de produção de textos, indivíduos que tiveram a linguagem prejudicada por acidentes ou por doenças, aos portadores de síndromes que afetam a linguagem, etc.

 
  • Audição
    Já na área da audição, o fonoaudiólogo atua na realização de exames audiológicos, seleção e adaptação de aparelhos para surdez, na habilitação e reabilitação de deficiências auditivas e dos distúrbios do equilíbrio relacionados ao sistema vestibular. Sendo assim, o fonoaudiólogo tem a oportunidade de atuar em clínicas especializadas, ambulatórios, hospitais e empresas de aparelhos auditivos.
As alterações mais comuns da audição são problemas na articulação (fala), ritmo, respiração, no uso das flexões, concordâncias e regras gramaticais, no uso do volume e tom de voz, entre outras.
Por fim, a terapia para distúrbios da audição está direcionada aos portadores de deficiência auditiva e sua família, aos que apresentam exames audiométricos normais, mas com alteração no processamento auditivo central.

Fisioterapia
A Fisioterapia é uma ciência aplicada que tem por objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas.
Seu objetivo é preservar, manter (forma preventiva), desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções.
Como processo terapêutico utiliza conhecimentos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico-social, tendo por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida. Para tanto, utiliza-se da ação isolada ou conjugada de fontes geradoras termoterápicas, crioterápicas, fototerápicas, eletroterápicas, além de agentes cinésio-mecanoterápicos e outros mais advindos da evolução dos estudos e da produção científica da área. Com esses recursos, o profissional fisioterapeuta pode atuar nas quatro fases de atenção à saúde: prevenção, promoção, reabilitação e cura.
O exercício profissional do fisioterapeuta compreende-se da avaliação físico-funcional do paciente, da prescrição do tratamento, da indução do processo terapêutico, da alta no serviço de fisioterapia e da reavaliação sucessiva do paciente para constatação da existência de alterações que justifiquem a necessidade de continuidade das práticas terapêuticas.
O fisioterapeuta possui uma vasta área de atuação, sendo elas:
 
  1. Fisioterapia Clínica: hospital e clínicas, ambulatórios, consultórios e centro de reabilitação.
  2. Saúde Coletiva: programas institucionais, ações básicas de saúde, fisioterapia do trabalho e vigilância sanitária.
  3. Educação: docência (nível secundário e superior), extensão, pesquisa, supervisões (técnica e administrativa) e direção e coordenação de cursos.
  4. Outras: Indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico, esporte e acupuntura.
    A APAE possui um setor de Fisioterapia que atende crianças portadoras de Síndrome de Down e Encefalopatia Crônica Não-Evolutiva da Infância (Paralisia Cerebral) leve e moderada.
    Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento de todas as crianças, especialmente para aquelas que necessitam de uma intervenção para que se desenvolvam plenamente.
    A estimulação precoce oferece atendimentos terapêuticos para crianças desde o seu nascimento, onde estas participam de experiências motoras, sensórias, sociais e educacionais capazes de promover seu desenvolvimento global.

 

Psicologia
No Setor de Psicologia, os atendimentos são destinados às crianças portadoras de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, problemas genéticos, deficiências físicas, mentais distúrbios de linguagem, desvio de comportamento, entre outros.
As atividades realizadas são psicodiagnóstico, ludoterapia, atendimentos em grupos ou individuais para adolescentes e crianças, reuniões institucionais com orientações e informações aos pais ou responsáveis e reuniões na comunidade para o treinamento técnico.
Todos os atendimentos são marcados semanalmente ou quinzenalmente, conforme a demanda da instituição e o processo de atendimento de cada paciente, o tempo de cada sessão é de 40 minutos.
No Psicodiagnóstico é possível avaliar e sondar os fatos que podem interferir na dinâmica pessoal e familiar, dessa maneira chegando na conduta e orientação do tratamento.
O desenvolvimento global do ser humano tem base no processo de construção dos conceitos, elaboração de pensamento, estruturação da inteligência e na inter-relação da criança com o meio ambiente.
As experiências vividas pelas crianças são de fundamental importância para o seu crescimento e desenvolvimento, assim como a sua relação afetiva.
A criança começa seu desenvolvimento de suas percepções motoras explorando a visão-auditiva, visão-preensão, preensão sucção e vários movimentos corporais, formando assim, imagens mentais, o processo de memorização, representação mental, com brincadeiras significativas da criança que chamamos de brincadeiras simbólicas.
Com isso a linguagem verbal ou não verbal estabelece a formação de conceitos e elaboração de pensamento no momento que a criança começa a compreender e organizar a realidade tanto interna como externa.
O processo terapêutico tem como função proporcionar o bem estar emocional, social e familiar através do acolhimento e com a revisão de sentimentos e idéias, onde o paciente aprenderá a lidar da melhor forma com as angústias, tristezas, alegrias, frustrações, realizações, etc.
O grupo de apoio a adolescentes da oficina pedagógica da APAE tem como finalidade desenvolver o nível das relações interpessoais e atividades manuais explorando o pensamento criativo e produtivo, sem deixar de lado o caráter terapêutico das atividades.
As reuniões realizadas na instituição têm como objetivo informar, questionar e esclarecer a ação de cada criança especial e o papel dos familiares ao desenvolvimento global, além das informações administrativas.
Os encaminhamentos externos e internos são muito importantes para o crescimento e desempenho multidisciplinar existente na APAE de Carapicuíba.
Os profissionais da APAE trabalham como uma equipe, onde trocam informações a respeito dos pacientes para que possam encontrar uma melhor forma de ajudá-los.
 
Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional é uma profissão que está voltada para a reabilitação bio-psico-social do indivíduo.
“Os pacientes encaminhados para a terapia ocupacional são pessoas possuidoras de condições que não foram adequadamente desenvolvidas, ou que não tomaram contato com a habilidade ou conhecimento, ou que por fatores da própria patologia resultam numa prática insuficiente”. (Miadavia, 1991, p.110).
Durante as atividades, através do fazer e da ação, transparecem as vivências, experiências e possibilidades de afeto e expressão.
Após a reabilitação do bio e do psíquico, partiremos para a reabilitação social, a qual enquadra-se a sensação familiar, social, e para o trabalho.
Toda essa reabilitação usa como técnica as atividades combinadas com diferentes métodos de conhecimento científico, as atividades são recursos facilitadores para os portadores de deficiência se descubram no mundo como pessoas úteis, aptos para realizar algo. As atividades podem ser pedagógicas, lúdicas, profissionalizantes, esportivas, terapêuticas, as, atividades como passeios, campeonatos, eventos culturais, e outros, são exemplos de atividades sócio-recriativas. Todas as atividades devem ser programadas pelo terapeuta ocupacional e executado pelos monitores.
Para as atividades pedagógicas de artesanato, marcenaria é necessário salas amplas, ventiladas, providas de materiais e recursos para o trabalho, além de materiais de segurança, materiais para pequenos curativos, exaustores de ar, extintores, entre outros de acordo com a CIPA.

RESULTADOS
O desenvolvimento global do ser humano tem base no processo de construção dos conceitos, elaboração de pensamento, estruturação da inteligência e na inter-relação da criança com o meio ambiente.
A criança começa seu desenvolvimento de suas percepções motoras explorando a visão-auditiva, visão-preensão, preensão sucção e vários movimentos corporais, formando assim, imagens mentais, o processo de memorização, representação mental, com brincadeiras significativas da criança que chamamos de brincadeiras simbólicas.
Com isso a linguagem verbal ou não verbal estabelece a formação de conceitos e elaboração de pensamento no momento que a criança começa a compreender e organizar a realidade tanto interna como externa.
O processo terapêutico tem como função proporcionar o bem estar emocional social e familiar através do acolhimento e com a revisão de sentimentos e idéias, onde o paciente aprenderá a lidar da melhor forma com as angústias, tristezas, alegrias, frustrações, realizações, etc.
As reuniões realizadas na instituição têm como objetivo informar, questionar e esclarecer a ação de cada criança especial e o papel dos familiares ao desenvolvimento global, além das informações administrativas.
Os encaminhamentos externos e internos são muito importantes para o crescimento e desempenho multidisciplinar existente na APAE de Carapicuíba.
Os profissionais da APAE trabalham como uma equipe, onde trocam informações a respeito dos pacientes para que possam encontrar uma melhor forma de ajudá-los.

 

 


   

 

 

 

 

 

 


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