Avaliação

PROCESSO DE AVALIAÇÃO:  Educação Precoce  e  Educação Infantil
A Avaliação é um processo permanente das variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem, para identificar potencialidades dos alunos e as condições da escola para atender a essas necessidades.
Ao ingressar na escola, a criança será submetida a uma avaliação diagnóstica interdisciplinar realizada por profissionais habilitados.
No decorrer dos anos, o aluno será continuamente avaliado em função do programa a que está sendo submetido a fim de se verificar o grau de desenvolvimento e adequação permanente entre as necessidades individuais e o programa ofertado.
A avaliação nos diversos serviços será feita através de instrumentos específicos de relatórios, observações ou outros procedimentos quando for o caso.
Deverá constituir-se num processo sistemático de recolhimento de informação sobre o nível de aprendizado da criança em áreas específicas, cabendo a interpretação cuidadosa de informação recolhida aos professores e equipe de apoio.

A avaliação é realizada pelas professoras através de ficha de acompanhamento específico para cada classe e nível. Em cada bimestre são realizadas reuniões de pais para orientação quanto ao desenvolvimento de seus filhos, e os resultados das avaliações são registrados e arquivados em prontuários escolares.
Também mensalmente são realizadas as reuniões pedagógicas onde são discutidas as dificuldades encontradas pelos professores com a coordenação pedagógica. Nestas reuniões são feitos grupos de estudo e planejamento.

PROGRAMA DE ESCOLARIZAÇÃO


Integrar a criança no contexto escolar, ampliando seu campo de ação, levando-a a conhecer o grupo social “Escola”, colocando-a em contato com o mundo da leitura e escrita através do lúdico e do concreto, a fim de que desenvolva o pensamento, ação, atitudes de vida em grupo como: participação, aceitação e respeito.

LÍNGUA PORTUGUESA:

Desenvolver as linguagens faladas e escritas, expressando com clareza suas idéias de formar-se entender por aqueles a quem se dirige.
Conhecer o alfabeto e partir deste, trabalhando palavras, frases, textos de todos os tipos, sabendo recorrer à leitura quando dela necessitar ou assim desejar, de acordo com nível dos alunos, baseado na psicogênise da alfabetização.

MATEMÁTICA:
Pautar seu ensino na solução de desafios e situação-problema, incentivando o aluno a desenvolver um espírito criativo e de busca de conhecimento. Trabalhar a construção do número, partindo de seu uso no cotidiano, envolvendo atividades práticas, realizando trocas, classificação, comparações, correspondências e todas as operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.

CIÊNCIAS:
Entender a ciência, enquanto processo integrador, utilizando atividades que propiciem práticas experimentais amplas, privilegiando a criatividade e as descobertas, procurando entender as transformações sofridas pelo meio ambiente através da ação do homem e o papel dos seres humanos na construção de um ambiente limpo, saudável e com qualidade.

ESTUDOS SOCIAIS:
Conhecer a si próprio, seu espaço local e o meio em que vive, respeitando e fazendo-se respeitar através do desenvolvimento de atitudes de sua vida em grupo numa postura de vida cidadã onde a solidariedade esteja presente.

ARTE:
Expressar e saber comunicar-se em artes, mantendo atitudes de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, imaginação, emoção,  sensibilidade e a reflexão  ao realizar produções artísticas, interagindo com materiais, instrumentos e procedimentos variados em arte.
RESULTADOS
Os trabalhos com os alunos deverão ser realizados sempre envolvendo atividades práticas, lúdicas, diversificando materiais, respeitando uma rotina de atividades que permita auto-conhecer-se e organizar-se enquanto grupo, levando-o situar-se no espaço e no tempo, tendo por base a pedagogia de projetos.
 

 


   

 

 

 

 

 

 


Anuncie  |  Cadastro  |   Divulgue  |   Fale Conosco  |   Quem Somos |   Termos de Uso |       2011  Todos os direitos reservados